Parem de lavar seus jeans, diz CEO da Levi's (ele já parou)
Chip Bergh conta que seu par de jeans favorito, comprado há um ano, ainda não viu a máquina de lavar. Por quê? Para conservar o tecido e poupar água
Não, você não leu errado. Chip Bergh, CEO da Levi´s, chocou os maníacos por higiene ao dizer que o seu par de jeans favorito, que ele usa há mais de um ano, "ainda não tinha visto uma máquina de lavar". A declaração foi feita durante evento de sustentabilidade da revista Fortune, nesta semana.
Questionado sobre a frequência com que se deve lavar os jeans, ele foi direto: “Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los”, disse.
“Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido”, explicou, diante da plateia surpresa.
A recusa em lavar a peça de roupa - ou pelo menos, de reduzir a fequência de lavagem - tem virtudes, segundo Bergh. Além de conservar o tecido do jeans, ajuda a preservar os recursos do planeta, no caso, a água.
Em 2008, ao avaliar o ciclo de vida do seu princpal produto, a empresa descobriu que metade do consumo de água ocorre na fabricação do jeans, enquanto a outra metade ocorre na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar.
Slow-fashion e a calça centenária
Em se tratando de uma das maiores empresas de vestuário do mundo e líder mundial em jeans, a declaração do CEO não é gratuita. Há tempos, a Levi´s busca estar à frente no quesito sustentabilidade.
Através de sua coleção "Water Less", conseguiu reduzir 28%, em média, o consumo de água na fabricação do jeans tradicional. Em novos produtos, a economia chega a 96%.
A empresa se orgulha de remar contra a maré da chamada fast-fashion (moda rápida).
“No fast-fashion, onde se encontram empresas como H&M, você compra a roupa e usa três, quatro vezes e logo se desfaz dela. Acho que nós, da Levis Strauss, somos o melhor exemplo de slow-fashion”, comparou o CEO.
Prova disso é o modelo 501, a primeira calça jeans lançada pela Levi´s, que completou 141 anos este ano, e continua sempre atual.
Para a empresa, durabilidade é, em essência, sustentabilidade.
Fonte: EXAME (23/05/2014).
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