segunda-feira, 31 de março de 2014

Alunos da Fatec Guará projetam aplicativo que permite acompanhamento da conta de energia elétrica e vencem prêmio


31 de Março de 2014

Os estudantes Ailton Junior dos Santos, Bruno Gonçalves e Andresa Marcondes da Silva, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) João Mod, de Guaratinguetá, conquistaram o 1º lugar na 4ª edição do EDP University Challenge, um concurso aberto a alunos das áreas de gestão, marketing, estratégia e comunicação de todas as universidades brasileiras.
Os vencedores cursam Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Financeira. Eles foram premiados com R$ 15 mil após desenvolverem um protótipo de aplicativo para smartphones que atendia requisitos exigidos pela EDP, uma empresa que distribui, gera e comercializa energia elétrica. A premiação foi feita no dia 20 de março.  
De acordo com Andresa Marcondes da Silva, o projeto visa facilitar a comunicação entre os clientes e a empresa e, entre outras funções, tem o gerenciamento da conta de luz quase em tempo real. “Nossa ideia era disponibilizar no aplicativo um serviço que não existe no site da empresa. Com ele, além de levar a marca da EDP aos smartphones, seria possível que o cliente verificasse na hora quanto ele consumiu de luz até aquele momento”, afirma. Segundo ela, o aplicativo também ajudaria a reduzir os gastos com papel, já que as contas poderiam ser acessadas apenas por meio do celular.
Cem grupos se inscreveram na competição, entre alunos de graduação e pós-graduação. Na final, 15 projetos pré-selecionados se apresentaram tendo apenas 2 minutos para realizar a exposição. Na sequência, após avaliação da banca julgadora formada por diretores executivos da EDP Brasil e pelo vice-presidente da empresa, cinco projetos foram classificados para a grande final. Nela, os grupos deveriam apresentar as ideias desenvolvidas em 7 minutos.

Esta é a terceira vez que Fatec João Mod, de Guaratinguetá, participa do EDP University Challenge e que o trabalho desenvolvido pelos alunos fica entre os finalistas da competição.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário :

Postar um comentário