sábado, 14 de fevereiro de 2015

Vacina contra o Ebola está prestes a passar por teste definitivo

 
O progresso da vacina contra o Ebola é cada vez mais rápido graças à troca de informações entre cientistas do mundo todo. Duas fórmulas já passaram do estágio de concepção e encontram-se às portas de testes. Uma delas, inclusive, já vai para o estágio de teste definitivo. As vacinas, uma vez definidas, serão aplicadas em pacientes saudáveis que residam em áreas com grande risco de contaminação como a Libéria.
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas aí é claro que pinta um obstáculo pra atravancar os estudos. Não bastasse simplesmente existir, o obstáculo ainda é um paradoxo.



O caso é que para determinar seu funcionamento, a vacina precisa ser testada contra uma quantidade mínima determinada de infecções. E não é que o número de casos novos de Ebola tem diminuído sensivelmente nos últimos meses? Sentiu a ironia? A vacina tá quase pronta, mas quase ninguém mais tá contraindo a doença.
É aquela história... que bom que tá rolando menos casos novos de Ebola. Só que sem isso não tem como garantir a vacina pra prevenir. E se não der pra testar a vacina e o Ebola voltar daqui 20 anos com o DNA todo zoado pra vacina não funcionar? Difícil dizer pelo que torcer nesse caso :/
Fato é que se tem uma coisa da qual o Ebola gosta é de retornos triunfantes, porque quem se lembra do meio da década de 90 se lembra até de que fizeram um filme sobre o Ebola. Um vírus não ganhava esse status desde o HIV. E nenhum outro chegou nisso desde então.


Fonte: Science Magazine

Nenhum comentário :

Postar um comentário