Janeiro de 2015
Os processos tradicionais de reciclagem de plástico necessitam de muita água, para que o material seja transformado em grânulos reciclados. No entanto, uma máquina criada pelo mexicano Marco Adame promete oferecer o mesmo resultado, mas sem a necessidade de usar água no processo.
A tecnologia é capaz de processar mais de 90% de qualquer tipo de plástico. Além de reduzir o desperdício de recursos hídricos, o equipamento também diminui os custos de produção pela metade e ocupa muito menos espaços do que os maquinários comuns.
Conforme explicado por Adame, em declaração à revista Phys.org, o processo original de reciclagem gasta muitos recursos, pois, após ser desidratado, o plástico precisa ser resfriado em água. Com o uso da nova tecnologia, a etapa de resfriamento com água é descartada. Em consequência disso, o consumo de energia do processo também cai pela metade. O mexicano ainda garante que o resultado do material final é de melhor qualidade do que os tradicionais.
Outra vantagem deste sistema é a sua capacidade de processar qualquer tipo de plástico. Dentro do próprio maquinário existem três peças diferentes para trabalhar os materiais específicos. Atualmente, a empresa de Adame processa duas toneladas de plástico por dia. Mas, segundo ele, a intenção é expandir a capacidade para dez toneladas.
O empresário ainda quer tornar a reciclagem de plástico mais eficiente, utilizando uma máquina de lavar plásticos que funciona com detergentes biodegradáveis.
Fonte: Redação CicloVivo
Nenhum comentário :
Postar um comentário