segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Aquecimento global pode resultar em mais nascimentos de meninas (Global warming could result in more births of girls)!

Os fetos femininos são mais resistentes ao estresse externo.

Pesquisa inédita descobre que os fetos masculinos são mais afetados pelo estresse externo.
[New study shows that male are apparently more affected by external stress].
Foto: Divulgação (CicloVivo).

Uma pesquisa realizada por cientistas japoneses aponta para o nascimento de mais meninas do que meninos, conforme as temperaturas globais aumentam. De acordo com o estudo, os fetos masculinos são mais sensíveis às mudanças no clima.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram os índices de natalidade juntamente com as informações sobre as temperaturas anuais. Os comparativos abrangeram o período de 1968 até 2012. O resultado foi um declínio no nascimento de meninos ao longo dos anos, se comparado à quantidades de meninas no mesmo período.

A explicação para esses números, segundo o estudo publicado na revista científica Science Direct, está ligada à diferença na vulnerabilidade dos sexos. Um verão muito quente ou um inverno muito frio culminaram em um número maior de abortos em fetos do sexo masculino, o que não ocorreu com os femininos. Os cientistas explicam que os meninos são mais frágeis aos fatores de estresse externos.

Relação semelhante é observada entre os répteis, que são ainda mais frágeis às mudanças do que os seres humanos. A temperatura externa é fator determinante no sexo dos filhotes. Um exemplo é o caso das tartarugas pintadas, que quando colocam os ovos em áreas frias, têm filhotes machos, e quando os depositam em áreas quentes, têm filhotes fêmeas. Com o aumento das temperaturas a tendência é que haja uma redução e os machos se tornem mais raros, conforme explicado pelo pesquisador Timothy Mitchell, da Universidade Estadual de Iowa, em declaração ao site TreeHugger.

Fonte: CicloVivo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário