terça-feira, 31 de março de 2015

ENERGIA FOTOVOLTAICA: Visita técnica do 5o GPI diurno da FATEC Franca! (PHOTOVOLTAIC ENERGY: a technical visit with the 5th GPI students from FATEC Franca.)

Painel fotovoltaico instalado em uma residência fora de condomínios em Franca, SP.
[Photovoltaic panel installed in a residence outside of condominium region in Franca, Brazil].
Imagem: Tadeu Artur de Melo Júnior.

Alguns países tem apresentado resultados relevantes com o uso de energias renováveis. Nos últimos 80 dias, Costa Rica usou apenas fontes energéticas alternativas para abastecimento de sua população, estimada em 5 milhões de pessoas. 

A cidade de Georgetown (Texas, USA) pretende em 2 anos estar produzindo o total da energia demandada, sendo mais de 50% representados por 150 megawatts gerados por placas fotovoltaicas.



Junto ao engenheiro Roberto Nunes, ao lado do painel fotovoltaico durante visita técnica.
[Beside the engineer Roberto Nunes, next to the photovoltaic panel for technical visit].
Imagem: Divulgação.

Essa fonte alternativa de energia tem sido considerada como uma das mais relevantes e em crescimento atualmente. Os preços das células fotovoltaicas tem baixado consideravelmente.

E o Brasil? Frente a atual crise hídrica e a baixa nos reservatórios, a instalação de painéis fotovoltáicos em empresas e residências pode ser solução alternativa de grande auxílio para a estabilidade no sistema de fornecimento de energia elétrica.

 O engenheiro Roberto Nunes explicando os princípios e funcionamento do sistema.
[Roberto Nunes engineer explaining the principles and operation of the system].
Imagem: Divulgação.

Ontem pela manhã, pude levar os alunos da FATEC Franca para uma visita técnica em uma residência onde o engenheiro Roberto Nunes projetou e instalou um sistema fotovoltaico.

Foi experiência proveitosa, com aprendizado para todos. Mais que isso, o proprietário da residência nos contou sobre a sua perspectiva
de diminuição de custos com energia elétrica e ainda nos apresentou seu sistema de coleta de água da chuva!



Fonte: Tadeu Melo Jr.

Nenhum comentário :

Postar um comentário