Boris Johnson, Prefeito de Londres, indo para o serviço e dando seu recado ao mundo!
[Boris Johnson, Mayor of London, going to the service and sending an important message to the world]!
Imagem: Divulgação.
Você conhece algum prefeito brasileiro que não usa carro? Pode parecer impossível, mas o prefeito de Londres, Boris Johnson, costuma usar o metrô ou a bicicleta para ir diariamente ao trabalho. Aliás, ele não é o único político britânico a usar o transporte alternativo.
Ao contrário das cidades brasileiras, a London Assembly, equivalente à Câmara dos Vereadores, não disponibiliza automóveis oficiais às autoridades londrinas. Conforme informado pela Folha, em reportagem de agosto de 2013, os políticos britânicos recebem apenas um vale-trasporte, para que se desloquem diariamente utilizando o transporte público.
[Do you know any Brazilian mayor who does not use car? It may seem impossible, but the mayor of London, Boris Johnson, usually use the subway or its bike to go to work every day. In fact, he is not the only British politician to use alternative transportation.
Unlike the Brazilian cities, the London Assembly, equivalent to the City Council, does not provide official cars to London authorities. As reported by Folha brazilian journal, for a report made in August 2013, British politicians receive only a 'transport' valley for moving daily using public transport].
Johnson é um dos principais símbolos mundiais de políticos que incentivam o cicloativismo e o uso da bicicleta como meio de transporte. Quando a capital inglesa iniciou o sistema de bicicletas compartilhadas, uma imagem do prefeito usando capacete e pedalando sua bicicleta, com uma mochila nas costas, foi usada para divulgar o programa.
Não se trata apenas de gosto pessoal. O não financiamento de automóveis para uso particular é regra em Londres. “O prefeito e os membros da London Assembly têm o compromisso de usar o transporte público”, diz a regra da prefeitura. Além disso, até mesmo os reembolsos pelo uso de táxi somente são feitos caso prove-se que o funcionário não pôde utilizar uma opção mais barata.
No Brasil
Em contrapartida, a Folha de São Paulo também fez um levantamento sobre os gastos da cidade de São Paulo com o transporte dos políticos. Vereadores, deputados, assessores, prefeito, governador e outros funcionários públicos têm direito a um carro alugado, pago com o dinheiro público.
Enquanto no ano de 2012 Boris Johnson teve o reembolso de R$ 382, a prefeitura de São Paulo gastou R$ 1,145 milhão com os carros oficiais. Em 2013, um veículo de luxo permaneceu parado na garagem da prefeitura dando despesas de R$ 13.075 por mês.
Fonte: CicloVivo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário