quarta-feira, 8 de abril de 2015

StoreDot: tecnologia otimiza tempo de carregamento de baterias de celulares e gadgets (StoreDot: technology optimizes load time to cell phone batteries and gadgets).

StoreDot
Empresa israelense faz uso de nanotecnologia para otimizar tempo de carregamento de baterias.
[Israeli company uses nanotechnology to optimize battery charging time].
Imagem: StoreDot (Divulgação).

Todo ano os fabricantes de dispositivos eletrônicos investem recursos humanos e financeiros na criação de algorítimos que possam otimizar a performance de baterias nos dispositivos em vez de investir em sua tecnologia de armazenamento de energia.
A companhia israelense StoreDot agora se empenha em criar uma bateria que cabe no seu smartphone e carrega até 100 vezes mais rápido que um carregador comum.

No entanto, o plano da empresa envolve um planejamento mais direcionado a longo prazo. Segundo seus criadores, a bateria e seu dispositivo de carregamento não podem ser usados nos aparelhos disponíveis no mercado atual, já que os telefones celulares não estão aptos a aguentar a quantidade de energia que seria liberada durante o carregamento. A empresa está conversando com os gigantes da produção de telefonia móvel e diz que, se algum acordo for assinado, os fabricantes terão que fazer alguns ajustes em seus modelos para acomodar a nova bateria, o que irá encarecer os dispositivos em até 50 dólares.

Atualmente, um dos maiores desafios na indústria de eletrônicos é o armazenamento enérgico dos dispositivos. Qualquer novidade neste quesito é vista com dúvida e ceticismo pelas grandes empresas do setor.

A tecnologia da StoreDot para armazenamento de energia pode ser aplicada em baterias para aparelhos móveis para prover uma solução sustentável que tem a capacidade de substituir baterias de lítio, as mais usadas atualmente no mercado. Devido ao tamanho dos nanodots, a capacidade dos eletrodo aumenta, resultando na próxima geração de baterias e supercapacitores que podem ser carregados completamente em minutos em vez de horas.

Fonte: ECycle.

Nenhum comentário :

Postar um comentário