segunda-feira, 6 de abril de 2015

Holanda inaugura a primeira ciclovia solar do mundo que gera energia para a cidade (Inaugurated in Holland the first solar cycle path in the world that generates energy for the city)!

Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Os ciclistas usam a SolaRoad e injetam através de sua energia, energia para a cidade!
[Cyclists use Solaroad and inject through their energy, power to the city]!
Imagem: SolaRoad (divulgação).

“O caminho do futuro e o caminho para o futuro”: É assim que é apresentada a ciclovia solar que foi inaugurada recentemente na cidade de Krommenie, a noroeste de Amsterdã, a primeira ciclovia solar do mundo. 

O que a faz com que esta ciclovia seja tão especial e única vai muito além de sua inovação tecnológica: ela beneficia as populações e sistemas públicos municipais de seu entorno. 


O primeiro trajeto desta ciclovia, construída com painéis de concreto com células fotovoltaicas cobertas com vidro temperado, tem 70 metros de extensão. Ao receberam a incidência da luz solar, os painéis iniciam a geração de energia que é direcionada aos mais variados usos no entorno.

Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Imagem: SolaRoad (divulgação).

A ciclovia, chamada de SolaRoad, foi apresentada mês passado como a primeira ciclovia solar do mundo; há outras iniciativas anteriores que seguem a mesma ideia, mas se diferenciam pelos materiais utilizados. 

Cortesia de SolaRoad en Twitter (@SolaRoadNL)
Imagem: SolaRoad (divulgação).

Uma delas e a Starpath, em Cambridge. Implantada em meio ao parque Christ’s Pieces, seu principal atributo se deve ao fato de ser feita com uma pintura que armazena os raios ultravioletas durante o dia para emiti-los à noite. Outra versão é a SolarRoadways, uma proposta pensada para cidades que sofrem com as nevascas. Neste caso a ciclovia transforma a energia solar em calor para derreter a neve e liberar o caminho para os ciclistas.

CLIQUE AQUI (CLICK HERE) e veja um vídeo sobre o tema!

Fonte: ARCHDaily.

Nenhum comentário :

Postar um comentário