terça-feira, 7 de abril de 2015

Volkswagen planeja nova geração da Kombi: será um modelo elétrico (Volkswagen plans its van new generation: and will be an electric model to Kombi)!

Volkswagen Bulli foi mostrado no Salão de Genebra, em 2011
Volkswagen Bulli foi mostrado no Salão de Genebra.
[Volkswagen Bulli was shown at the Geneva Motor Show].
Imagem: Volkswagen (Divulgação).

A Volkswagen Kombi pode retornar no futuro como um veículo elétrico. Durante o Salão de Nova York, que ocorre até 12 de abril, o presidente do conselho da montadora, Dr. Heinz-Jakob Neusser, revelou que engenheiros da marca já trabalham em um protótipo da Camper, como a van é conhecida no mercado europeu.

Segundo o executivo, o design da Kombi é tão icônico que qualquer tentativa de criar uma versão diferente do veículo original não funcionaria. Portanto há três regras de estilo a serem seguidas: "Primeiro, a sólida e larga coluna D, em segundo, o formato 'quadradão', e finalmente a frente reta, com distância bem curta da coluna A até a dianteira", afirmou.

A única maneira de manter esse conceito, portanto, seria colocar um pequeno motor elétrico alimentado por baterias localizadas sob o assoalho, já que seria praticamente impossível encaixar um propulsor a combustão tradicional na dianteira.

Neusser disse ainda que a van elétrica não tem previsão de estreia, nem se a plataforma será a mesma da nova geração da Transporter, que será lançada no dia 15 de abril, ou se usará a modular MQB, de carros como Jetta e Golf. "Quando o veículo for factível, o exibiremos em forma de show car."

A Volkswagen ensaia construir um modelo retrô há mais de uma década. Em 2001, a marca mostrou o Microbus concept no Salão de Detroit. Uma década depois, em 2011, revelou o elétrico Bulli (fotos) no Salão de Genebra. Nenhum deles, entretanto, entrou na linha de produção da empresa.

Fonte: Estadão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário