quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SP lança ônibus com Wi-Fi grátis, ar-condicionado e câmera para evitar fraudes (São Paulo innovates using buses with Wi-Fi free, air conditioning and camera to prevent fraud)


Ônibus SP


Você que mora em São Paulo ou está de visita na cidade, preste atenção: 20 ônibus superarticulados da capital paulista agora oferecem conexão Wi-Fi de graça e, até o ano que vem, contarão com uma nova tecnologia de reconhecimento facial que irá equipar as catracas com câmeras para evitar fraudes no Bilhete Único (BU).

Comprados da empresa Caio Induscar, cada ônibus custou R$ 810 mil, tem 23 metros de comprimento e possui capacidade para transportar 174 passageiros. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os novos veículos atendem as linhas 809P (Terminal Campo Limpo-Pinheiros) e 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso), ambas operadas pela Viação Campo Belo, e que circulam nas zonas zul e oeste de São Paulo. Outros dez ônibus serão incorporados nos próximos dias em linhas da viação Via Sul e a previsão é de que mil novos veículos sejam comprados em 2015.

Para acessar a internet gratuitamente, não é necessário colocar login ou senha – haverá um adesivo na parte dianteira indicando que aquele veículo tem suporte para conectividade sem fio. Além da conexão grátis, os ônibus também possuem ar-condicionado, mas essa opção ainda está em fase de testes. Segundo o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, se os experimentos forem bem sucedidos, o equipamento poderá ser obrigatório para toda a frota de ônibus da capital paulista no ano que vem.

"Ao longo do percurso, poder usar o laptop, poder trabalhar, já vai ganhando e economizando tempo, colocando em dia suas tarefas. Então, o Wi-Fi, o ar-condicionado e as faixas exclusivas vão criando um ambiente mais favorável ao transporte público. Tudo o que a gente quer é que as pessoas se sintam cada vez melhor utilizando o transporte público, com as comodidades da vida moderna", destacou o prefeito Fernando Haddad (PT) à revista EXAME.

Ônibus SP

CLIQUE AQUI e acessa a matéria complete (fonte: CANALTECH).

Nenhum comentário :

Postar um comentário