quinta-feira, 27 de novembro de 2014

"Marronzinhos" vão trocar carro pela bicicleta em SP (Funcionarios de la empresa Ingeniería de Tráfico de São Paulo intercambiarán coches para bicicletas/Officials of Traffic Engineering Company from São Paulo will exchange cars to bicycles).

A Secretaria dos Transportes já lançou edital para a compra de 300 bicicletas.
A Secretaria dos Transportes já lançou edital para adquirir 300 bicicletas.
[El Departamento de Transporte ha lanzado llamada pública para adquirir 300 bicicletas].
(The Department of Transport has launched tender to acquire 300 bicycles).
Fonte: CicloVivo (divulgação).

Os funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vão sentir de perto o drama de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte em São Paulo. Isso porque, a partir de 2015, eles vão utilizar o veículo para fiscalizar as infrações no trânsito.

A medida é da Secretaria dos Transportes, que, inclusive, já lançou edital para a compra de 300 bicicletas. Além da CET, o meio de transporte alternativo também deverá ser usado pelo Cetet (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito).

Os agentes de trânsito, conhecidos como “marronzinhos”, vão rodar por todas as ruas que for preciso e não apenas pelos locais onde há infraestrutura específica, como ciclofaixas e ciclovias.

Usando a bicicleta para trabalhar, certamente questões como direitos dos ciclistas deverão entrar mais em pauta. Espera-se que a fiscalização neste sentido se torne mais ferrenha. Neste ano, já se viu um grande aumento no número multas aos condutores, segundo a CET. A quantidade de multas aplicadas mais que dobrou entre janeiro e setembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros nove meses de 2014 foram 18.165 autuações, já no ano passado foram 8.671.

Outra medida que deverá ser implantada é colocar os GCMs (Guardas-Civis Metropolitanos) para também fiscalizarem as infrações de trânsito que mais violam a segurança dos ciclistas. 

Ainda não há previsão exata de quando o novo sistema será inaugurado. Atualmente, a bicicleta já é utilizada na fiscalização da Zona Azul (sistema de estacionamento rotativo) em algumas regiões da capital.

Fonte: CicloVivo.

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