terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Novo simulador de prevenção de incêndios revolucionará florestais


A inovação tecnológica implementará várias informações chaves para prever o possível comportamento das reivindicações e identificar as melhores estratégias para combatê-las.

Por: Corporação Chilena de Madeira




"WildfireAnalyst" é o nome do software que começou a ser utilizado no Chile, neste ano de 2015, durante o período de maior risco de incêndios florestais. A iniciativa da Corporação Nacional Florestal (CONAF) e obras na região metropolitana espera expandir em regiões de Biobío, Araucanía e Valparaíso.

O novo sistema permite que os especialistas prevem o comportamento do fogo, segundo diferentes variáveis, como a inclinação e a exposição do terreno, vento e calor, entre outros, facilitando o planejamento do uso da terra para reduzir a vulnerabilidade da população à um acidente.

Jorge Saavedra, diretor de Análise e Previsão do Departamento de Controle de Incêndios Florestais Conaf, disse que este tipo de simulador é utilizado em todo o mundo durante anos e ao mesmo tempo não impede que incêndios se espalhem mas sim para medir seu progresso e otimizar a prevenção. "Não quer dizer que, se temos um simulador não vai queimar nada. Nos Estados Unidos, temos o melhor equipamento, a melhor aeronave, os melhores profissionais e os incêndios ocorrem de forma igual e queimam o que eles têm para queimar: a natureza".

Espacialização GIS usado no novo sistema irá esclarecer áreas de perigo e os meses que começam a aumentar o risco de algum tipo de fogo. Também identificar áreas de interface (áreas rurais e urbanas) onde o perigo de propagação aumenta.

"A coisa importante sobre software é que ele pode simular as características de um fogo até uma determinada data, determinadas condições de tempo, temperatura, vento, inclinação, identificando com base no que Anterior setor inteiro que poderia queimar", disse Sergio Mendoza, chefe dos bombeiros de Gestão da Conaf.

"O simulador também fornece informações para definir as melhores estratégias e táticas para combater o fogo, ou seja, qual é o melhor lugar onde não será mais eficaz no trabalho com lutadores, além de escolher as medidas adequadas para minimizar os riscos para a segurança pessoas ", complementa Mendoza.

Atualmente, a Conaf investiu mais de mil 300 milhões de pesos em nível nacional para implementar novos centros de operações, veículos, plataformas, postos de comando, analistas, meteorologistas e formação de equipes multidisciplinares que podem gerenciar com precisão de dados e informações lançadas o novo sistema; posições de aquisição Chile, o primeiro país da América Latina a investir nesta tecnologia, tornando-se um dos territórios de estratégia de controle inovador de corte incêndios e sistemas de proteção contra incêndios em todo o mundo.

Embora a compra do software nomeado Wildfire foi realizado nos EUA, os especialistas da Conaf adaptaram e integram toda a realidade florestal do Chile, através do sistema chamado "Kitral" modelo desenvolvido pela Universidade do Chile, em 1993, através do qual as primeiras abordagens foram feitas no controle operacional e pós-incidente. Informações essenciais foram cruzadas com outros paízes para atingir 95 por cento de eficácia do novo porgrama.

Nenhum comentário :

Postar um comentário