quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tênis do De Volta Para o Futuro custa mais de R$ 20 mil


9 de janeiro de 2015



A Nike confirmou recentemente que pretende produzir e vender, ainda em 2015, o tênis usado pelo personagem Marty McFly (Michael J. Fox) no filme De Volta para o Futuro. A notícia instantaneamente ganhou o mundo todo. Aficionados pelo filme, e fãs da marca esportiva, querem por que querem um par.

Mas é possível adquirir um par hoje mesmo em uma loja norte-americana chamada Flight Club. Isso se você estiver disposto a gastar US$ 8,7 mil (para o tamanho 8, segundo o padrão norte-americano). Mas há modelos nos tamanhos 11 e 13, que custam respectivamente US$ 8,2 mil e US$ 9 mil. Isso significa que um par, pelo câmbio desta sexta-feira, pode custar até R$ 24 mil.

O modelo à venda foi uma edição comemorativa lançada pela multinacional norte-americana em 2011 e, ao que tudo indica, não contava com o sistema automático de amarração do cadarço – era apenas uma réplica do calçado do filme.

Nada mal.

Mas o que o empreendedor pode aprender com isso? Não (precisamos) vamos falar que a Nike é uma companhia com atuação global, com estratégia de diversificação cada vez maior de seus produtos. O importante do episódio ‘tênis do filme’ é a capacidade que a companhia desperta, no consumidor, de desejar seus produtos.

E esse é um aprendizado importante para o empreendedor, que se não tem a mesma verba para marketing da companhia norte-americana, pode ter a capacidade de produzir algo que seja inovador – único – interessante – fundamental na vida de qualquer consumidor.

Não será feito isso da noite para o dia e não há uma receita para isso. Mas trabalho duro, pesquisa de mercado, e estar atento às tendências (qualquer uma) ajudam. E muito.

Daniel Fernandes é editor do Estadão PME

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