terça-feira, 16 de dezembro de 2014

COP-20 termina com texto aprovado e grande desafio pela frente (The COP-20 meeting finish approving a text and will major challenge in the next year)!

COP20final COP 20 termina com texto aprovado e grande desafio pela frente
Imagem: Divulgação.

Na madrugada do domingo, 14 de dezembro, foi anunciado em Lima, finalmente, o texto final da 20a Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima (COP 20). Para a UNFCCC, “a Chamada de Lima para a Ação Climática põe o mundo a caminho de Paris 2015″.

Mas representantes da sociedade civil em todo o mundo alertam que o texto apresentado é pouco ambicioso e deixa muito a ser decidido ao longo de 2015, para que seja fechado um acordo em Paris capaz de limitar o aquecimento global em 2o C.

“Os resultados da COP-20 nos deixam com menos tempo em 2015 para resolver a bagunça. Ambição, definições com clareza e decisões em tempo eram urgentes e não foram entregues”, afirma Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima.

Avaliação similar vem da Climate Action Network, rede que congrega 900 organizações da sociedade civil em todo o mundo: “A Conferência de Lima mostra a política do clima se arrastando atrás do momentum no mundo real.” Já a Tck Tck Tck, aliança de 400 organizações, considerou que a COP 20 frustrou expectativas e fez com que as atenções estejam todas voltadas para Paris 2015. 

Durante a COP 20, uma intervenção bem humorada da Oxfam já alertava para a importância de que os líderes mundiais levassem soluções climáticas de Lima a Paris. Mas, para muitas ONGs, faltou vontade política para um texto final mais ambicioso.

Fonte: Observatório do Clima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário