terça-feira, 16 de dezembro de 2014

SP lança sistema de gerenciamento online de resíduos da construção civil (São Paulo State launches online management system of construction waste)!

Os resíduos poderão ser acompanhados desde sua geração até sua destinação final.
Imagem: Divulgação.

Na última sexta-feira (12), foi lançado o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor). Trata-se de uma ferramenta que auxiliará no gerenciamento das informações sobre resíduos sólidos no estado de São Paulo, desde sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias.

O Sigor é resultado de um convênio firmado entre o Estado de São Paulo, por meio da SMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e o SindusCon-SP - Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo.

O sistema envolve, além dos órgãos estaduais, os municípios, os geradores, os transportadores e as áreas de destino de resíduos. Isso permitirá que estado, municípios e setores da sociedade civil tenham conhecimento e acompanhem a situação dos resíduos sólidos.

Também permitirá a obtenção e armazenamento de grande volume de informações em banco de dados, de forma a subsidiar futuras ações de controle e fiscalização, planejamento, elaboração de políticas públicas e estudos de viabilidade para os investimentos necessários à melhoria da gestão dos resíduos sólidos.

O Sigor - Módulo Construção Civil consiste em uma plataforma eletrônica que ficará hospedada no site da Cetesb, confira aqui. Por meio dele, a Cetesb e as prefeituras poderão validar os cadastros das áreas de destinação e os Planos de Gerenciamento de Resíduos elaborados pelos geradores, propiciando agilidade e desburocratização de procedimentos administrativos. O sistema também possui uma funcionalidade para a emissão de relatórios, dentre os quais, o Sistema Declaratório Anual, uma das exigências das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.

Para a sociedade como um todo, o site disponibilizará um amplo banco de dados com informações como: relação de transportadores cadastrados nos municípios; relação de áreas de destinação por tipo de resíduos que estão licenciadas a receber; legislação e normas referentes aos resíduos de construção; manuais e publicações e divulgação de eventos e treinamentos. O "Fale conosco" do também permitirá o esclarecimento de dúvidas e a orientação aos usuários do sistema.

Fonte: CicloVivo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário