sexta-feira, 27 de março de 2015

LEC: um LED que pode ser vestido (LEC: an LED that can be clothed).

LEC: um LED que pode ser tecido
Protótipo da célula emissora de luz, ou LEC. 
[Cell light-emitting prototype , or LEC.
Imagem: Huisheng Peng.

Tecidos eletrônicos [Electronic textiles]

Os e-tecidos, ou tecidos eletrônicos, prometem coisas como computadores de vestir e roupas capazes de recarregar celulares e outros aparelhos portáteis.

Mas já há quem pense em telas incorporadas na própria roupa, o que tem levado ao desenvolvimento de LEDs na forma de fibras flexíveis.

A maior esperança, contudo, veio com os OLEDs, os LEDs feitos de compostos orgânicos, mas ninguém até agora conseguiu fazê-los funcionar a contento sobre fibras que possam ser usadas para tecer roupas.


e-Tecidos: LEDs viram fibras luminosas flexíveis

LEC

Zhitao Zhang, da Universidade de Fudan, na China, criou então um novo componente, que já nasce projetado para ser tecido.

Zhang batizou o novo componente de LEC - Light Emitting electrochemical Cell, ou célula eletroquímica emissora de luz.

Cada LEC é formada por um fio muito fino recoberto com nanopartículas de óxido de zinco e, a seguir, por camadas de um polímero eletroluminescente e uma camada transparente de nanotubos de carbono.

O protótipo emite apenas nas cores azul e amarelo, mas a equipe afirma que será simples chegar ao verde e ao vermelho que viabilizariam a fabricação de telas tecidas - ou telas em tecidos.

Desafio maior será aumentar a vida útil das células emissoras de luz, porque os primeiros protótipos perdem o brilho com o uso.

REFERÊNCIA

A colour-tunable, weavable fibre-shaped polymer light-emitting electrochemical cell
Zhitao Zhang, Kunping Guo, Yiming Li, Xueyi Li, Guozhen Guan, Houpu Li, Yongfeng Luo, Fangyuan Zhao, Qi Zhang, Bin Wei, Qibing Pei, Huisheng Peng
Nature - DOI: 10.1038/nphoton.2015.37

Fonte: Inovação Tecnológica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário