segunda-feira, 30 de março de 2015

Sede da ONU em Brasília testa veículos elétricos (UN headquarters in Brasilia test electric vehicles)!

Os dois automóveis elétricos circularão com monitoramento constante.
Os dois automóveis fabricados estarão em um sistema de monitoramento constante.
[The two cars will be subject to constant monitoring system].
Imagem: PNUD (UN) Brasil.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a ONU Mulheres são os mais novos órgãos a receberam o projeto de mobilidade com foco em veículos movidos a eletricidade.


Trata-se do projeto Mob-i desenvolvido pela hidrelétrica Itaipu em parceria com a empresa portuguesa CeiiA (Centro de Excelência da Indústria da Mobilidade). Foram disponibilizados dois automóveis elétricos que circularão com monitoramento constante e tendo seus dados coletados para análise científica.

O interesse da ONU no projeto está no fato do programa contribuir para a redução da emissão de gases poluentes, alem de incentivar a pesquisa e o uso de energias renováveis.


Imagem: Bárbara de Oliveira/Pnud Brasil.

Por meio do sistema Mob-me, os veículos podem ser monitorados online e assim são atualizados os indicadores de energia elétrica consumida, o número de viagens e distâncias percorridas, são calculados dos gases de efeito estufa que deixam de ser lançados na atmosfera, principalmente o CO2. Além disso, não é emitido poluição sonora, pois o motor é silencioso. 

A versão do projeto Mob-i para ONU não é a primeira, lançado em junho de 2014, o programa já foi levado para a Prefeitura de Curitiba, na própria Itaipu e nos correios de Brasília.

Imagem: Bárbara de Oliveira/Pnud Brasil.

Fonte: CicloVivo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário