terça-feira, 31 de março de 2015

Pacto Global da ONU lança Guia de Sustentabilidade Empresarial “Criando um Futuro Sustentável” (UN Global Compact launches Corporate Sustainability Guide "Creating a Sustainable Future")!


As Nações unidas trabalham para preservar os direitos humanos, de trabalho, ambientais e contra a corrupção, para transformar nosso mundo: construindo um futuro sustentável.

[The United Nations global compact works with businesses in the realms of human rights, labour, environment and anti-corruption to transform our world: shaping a sustainable future].



O Pacto Global das Nações Unidas lançou recentemente em Nova York o Guia de Sustentabilidade Empresarial: Criando um Futuro Sustentável. A publicação apresenta as cinco principais características que definem a sustentabilidade empresarial e mostra as contribuições práticas da maior iniciativa voluntária para a responsabilidade corporativa.

Para ser sustentável, segundo o Guia, as empresas devem seguir cinco passos:

[The United Nations recently launched in New York's Corporate Sustainability Guide: Creating a Sustainable Future. Corporate sustainability is imperative for business today – essential to long-term corporate success and for ensuring that markets deliver value across society. To be sustainable, companies must do ve things: Foremost, they must operate responsibly in alignment with universal principles and take actions that support the society around them. Then, to push sustainability deep into the corporate DNA, companies must commit at the highest level, report annually on their efforts, and engage locally where they have a presence]!

Fonte: Pacto Global (ONU).
Source: Global Compact (UN).

Negócios baseados em Princípios: Para qualquer empresa, a sustentabilidade começa com a integridade, com operações que respeitam as responsabilidades fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Os Dez Princípios do Pacto Global fornecem uma linguagem universal para a responsabilidade corporativa e uma estrutura para orientar todas as empresas, independentemente de seu tamanho, complexidade ou localização.
Fortalecimento da sociedade: Empresas sustentáveis olham além de suas próprias paredes e tomam ações para apoiar as comunidades ao redor delas. Pobreza, conflitos, força de trabalho sem instrução e escassez de recursos também são questões estratégicas para o sucesso dos negócios e sua viabilidade.

Compromisso da Liderança: A liderança de uma empresa deve comunicar para toda sua estrutura que está comprometida com a sustentabilidade. Um comprometimento público do Presidente, com o apoio do Conselho Administrativo, é necessário para participar do Pacto Global. Liderança também significa promover ações em áreas-chave, como ajustes nas políticas e práticas, alinhamento de assuntos governamentais, treinamento e motivação dos funcionários, aplicação da sustentabilidade na cadeia de suprimentos e divulgação de esforços e resultados.

Relatório de Progresso: Como a principal medida de prestação de contas, os participantes do Pacto Global devem produzir uma Comunicação de Progresso (COP) anual, direcionando-a aos stakeholders da empresa com uma prova de seus esforços para operar de forma responsável e em apoio à sociedade. Mais de 28 mil COPs podem ser encontradas no site internacional do Pacto Global.

Ação Local: As empresas atuam dentro de nações e comunidades com diferentes expectativas sobre o que significa o negócio responsável. Para ajudar as empresas com a sustentabilidade empresarial em diferentes países, o Pacto Global tem mais de 85 redes locais que apoiam seus signatários através da promoção de aprendizagem, relatórios, networking e promoção de parcerias com o objetivo de promover a compreensão da sustentabilidade em cada país.


Fonte: Pacto Global.

Nenhum comentário :

Postar um comentário