quinta-feira, 21 de agosto de 2014

15% dos eleitores brasileiros já usarão urnas biométricas em outubro (About 15% of Brazilian voters already will use biometric polls in October elections)

Urna biométrica
Fonte: CanalTech (Ago/2014).

As eleições deste ano terão uma novidade: o uso de biometria nas urnas eletrônicas para identificar os eleitores. Cerca de 21,6 milhões de pessoas serão identificadas pelo método, o que representa 15% do eleitorado brasileiro.


Serão 762 cidades, entre elas 15 capitais, que utilizarão este recurso. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas eletrônicas são "o processo mais seguro que existe". As impressões digitais de uma pessoa são únicas e a comparação na base de dados é realizada por meio de um software de computador. Este processo é considerado um dos mais eficazes e modernos de identificação na atualidade.

De acordo com o secretário do TSE, Giuseppe Janino, o propósito de usar esta tecnologia da biometria é para a redução da intervenção humana no sistema eleitoral. Isso reduzirá os riscos de erros, fraudes e lentidão em todo o processo. Janino valoriza a tecnologia ao enfatizar que "a identificação biométrica é infinitamente mais precisa e segura que a identificação normal, feita pelo homem".

Veja a matéria completa no LINK do CANALTECH

Nenhum comentário :

Postar um comentário