segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Sistema de Camuflagem assume cor do ambiente imitando polvos (A camouflage system using the octopus' method to copy the environmental colour)


Pele de polvo está sendo desenvolvida na universidade e pode ser usada por militares (Foto: Divulgação/Cunjiang Yu/Universidade de Illinois)


Camuflagem optoeletrônica

Pode ser um truque divertido em uma festa - colocar seu celular em uma mesa e vê-lo desaparecer na madeira, ou fazer sua roupa mudar de cor para acompanhar o ambiente.

Os primeiros passos para criar uma tecnologia assim foram lançados com a criação de um material capaz de "ler" automaticamente o seu ambiente e adaptar-se a ele, imitando sua cor.

CLIQUE AQUI e veja o vídeo!

Cunjiang Yu e seus colegas da Universidade de Houston, nos Estados Unidos, afirmam o seu "sistema de camuflagem optoeletrônico" foi inspirado na pele dos cefalópodes, uma classe de animais marinhos que inclui polvos e lulas, que podem mudar a coloração rapidamente, tanto para camuflagem como para chamar a atenção de potenciais parceiros.

"Nosso dispositivo vê a cor e a imita. Ele lê o ambiente utilizando um material termocromático," disse Yu.

Na verdade, o protótipo funciona apenas em preto e branco e tons de cinza, mas Yu garante que ele pode ser projetado para trabalhar com um espectro de cores amplo.

Além disso, embora o referido protótipo tenha apenas alguns centímetros quadrados, o pesquisador afirma que a tecnologia pode ser facilmente escalonada, gerando camuflagens de qualquer tamanho.

Bibliografia/Reference:

Adaptive optoelectronic camouflage systems with designs inspired by cephalopod skins
Cunjiang Yu, Yuhang Li, Xun Zhang, Xian Huang, Viktor Malyarchuk, Shuodao Wang, Yan Shi, Li Gao, Yewang Su, Yihui Zhang, Hangxun Xu, Roger T. Hanlon, Yonggang Huang, John A. Rogers 
Proceedings of the National Academy of Sciences - DOI: 10.1073/pnas.1410494111

Fonte: Inovação Tecnológica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário