terça-feira, 12 de agosto de 2014

Acredite, os dias estão ficando mais longos (You can believe: the days are getting longer)!

    Imagem: (O Globo).

Se você perguntar por aí, a resposta será unânime: todo mundo acha que o tempo está passando mais rápido. Essa sensação de que o mundo está acelerado é totalmente subjetiva. A verdade é que os dias estão ficando cada vez mais longos.

Claro que as definições de segundo, minuto, hora e dia continuam as mesmas, apesar dos pequenos ajustes que são feitos periodicamente no chamado UTC (Tempo Universal Coordenado). Mas a rotação da Terra vai ficando um pouquinho mais lenta a cada século e, dentro de alguns milhões de anos, será preciso estabelecer que um dia tem bem mais do que 24 horas. Há cerca de meio bilhão de anos, por sinal, o dia durava pouco mais de 22 horas e um ano tinha quase 400 dias.

Tudo isso pode ser comprovado pelo estudo dos fósseis, que funcionam como calendários naturais, e também de eclipses. Estimativas indicam que a volta completa da Terra em torno de si mesma aumenta 1,7 microssegundo por século (cada microssegundo equivale a um milionésimo de segundo), algo imperceptível na escala humana.

Fonte: UOL Notícias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário