sábado, 2 de agosto de 2014

Três projetos tentam desenhar a Internet do Futuro - Parte 2 (Three projects are trying to draw the Future Internet)!

Mobilidade Primeiro
Internet do Futuro: três abordagens
Arquitetura MobilityFirst, algo como MobilidadePrimeiro, que assume que todos os equipamentos conectados à Internet são móveis. [Imagem: WINLAB/Rutgers University]













O projeto MobilityFirst - "mobilidade em primeiro lugar", em tradução livre - propõe uma arquitetura centrada na mobilidade como norma, e não como exceção.

A arquitetura utiliza "Conexões Tolerantes a Atrasos Generalizados" (GDTN:Generalized Delay-Tolerant Networking) para garantir robustez às comunicações mesmo na ocorrência de desconexões da rede.

Essa arquitetura, integrada com a utilização de chaves públicas autocertificadas, pretende garantir uma rede inerentemente confiável.

O projeto centra-se no estabelecimento de um equilíbrio entre mobilidade e escalabilidade, e sobre o uso oportunístico dos recursos da rede para garantir uma comunicação eficaz entre os pontos finais, os usuários e seus equipamentos tipicamente móveis.



Arquitetura de Internet Expressiva
Internet do Futuro: três abordagens
Arquitetura XIA (XIA: eXpressive Internet Architecture), ou AIE (Arquitetura de Internet Expressiva). [Imagem: Peter Steenkiste/XIA]















A arquitetura XIA tem como centro de suas preocupações a crescente diversidade de modelos de uso da rede e a crescente necessidade de comunicações confiáveis, além do crescente conjunto de atores que coordenam suas atividades de prestação de serviços de Internet.

O modelo XIA pretende atender a essas necessidades criando uma única rede que ofereça suporte inerentemente seguro para os elementos comunicantes, sejam eles os hosts, conteúdos e serviços atuais, sejam entidades futuras, ainda desconhecidas ou nem sequer idealizadas.

O projeto inclui experimentos com usuários para avaliar e aperfeiçoar a interface entre a rede e esses usuários.

Os estudos vão incluir a análise da relação entre as decisões técnicas do projeto, os incentivos econômicos para sua implementação e as políticas públicas envolvidas.

Os resultados dos três projetos deverão ser apresentados até 2016.
Fonte: Inovação Tecnológica (02/08/14).

Nenhum comentário :

Postar um comentário