quinta-feira, 24 de julho de 2014

Agora a sucata virou realmente uma oportunidade

Fábrica da Embraco
Fábrica da Embraco: nova empresa para fabricar produtos acabados tendo como base a sucata.

Durante as últimas duas décadas, a Embraco, maior fabricante mundial de compressores para refrigeração, reciclou, em sua fábrica na cidade catarinense de Joinville, cerca de 3 milhões de compressores. Feito basicamente de ferro, alumínio e aço, o aparelho é o responsável por manter a temperatura de uma geladeira doméstica.

Ao longo desse período, a empresa ganhou dinheiro e se certificou de que 27.000 toneladas de chapas e barras de metal fossem reutilizadas por siderúrgicas.

Há pouco mais de um ano, porém, 80 funcionários da empresa passaram a se dedicar a um projeto mais ambicioso: coletar não só compressores mas também qualquer eletrodoméstico da linha branca e transformá-lo em produto acabado, como tampas para motor de geladeira, ferramentas para jardinagem ou hélices para ventiladores — itens nada charmosos, mas imprescindíveis para algumas indústrias.

O projeto deu origem a uma nova companhia — a Nat.Genius, que já nasce com uma receita estimada em 70 milhões de reais para 2014. “Nossa intenção é levar o conceito de reciclagem no Brasil para outro patamar”, diz o executivo Marcos Lima, diretor de novos negócios da Embraco e também da Nat.Genius.

Se bem-sucedida, a Nat.Genius, negócio que só neste mês a Embraco torna público para o mercado brasileiro, será um dos primeiros no país a pôr em prática um conceito que tem ganhado popularidade no mundo — o da economia circular, um dos temas mais debatidos durante um encontro promovido pelo Fórum Econômico Mundial, na China, em setembro de 2013.

Para saber mais, clique aqui (leia a matéria completa)!

Fonte: EXAME (24-07-14).

Nenhum comentário :

Postar um comentário