segunda-feira, 28 de julho de 2014

Torre que transforma umidade do ar em água potável tem versão melhorada (WARKA WATER 2: a new version to a tower that transforms humid air into drinkable water)!

O projeto deve ajudar comunidades que sofrem com a falta de água na Etiópia.

Projeto pode ser aplicado em regiões como Etiópia, onde há escassez considerável de água.
Imagem: Divulgação.

Água potável é um bem que ainda não está acessível a todas as pessoas no mundo. Pensando em uma solução prática para este problema, o arquiteto italiano Arturo Vittori criou a WarkaWater, uma torre que capta o vapor de água atmosférico e o transforma em água própria para o consumo. A ideia deu tão certo, que ele já desenvolveu uma versão melhorada do modelo.

O sistema não consiste em alta tecnologia. Pelo contrário, ele é tão simples que pode ser replicado em qualquer lugar. O melhor é que, além de ser eficiente, o WarkaWater, nas duas versões, é bonito, assemelhando-se a uma grande escultura.

O projeto foi pensado para ajudar comunidades que sofrem com a falta de água na Etiópia. Apesar de ainda não terem sido instalados no continente africano, os arquitetos já providenciaram a construção de um protótipo do WarkaWater2 no Instituto Italiano de Cultura e pretendem levá-lo para a Etiópia já em 2015.


Imagem: Divulgação.

O site do projeto explica que toda a estrutura pesa, em média, 90 quilos, divididos em cinco módulos. Para facilitar a sua instalação em locais de difícil acesso, não é necessário utilizar andaimes ou equipamentos elétricos. A estimativa é de que o WarkaWater2 seja capaz de coletar cem litros de água por dia, provenientes da chuva, orvalho e neblina.

Imagem: Divulgação.

Fonte: CICLO VIVO (28/07/14).

Nenhum comentário :

Postar um comentário