quarta-feira, 9 de julho de 2014

Eficiência energética em sistemas semafóricos com Led (Energy efficiency applied to traffic signal systems using Led)


Projeto consiste na instalação de novos módulos de Led em substituição a lâmpadas incandescentes. Objetivo foi reduzir o consumo de energia, assim como custos com a operação do sistema (Project consists in the new modules Led installations replacing incandescent bulbs. It was to reduce energy consumption as well as the total costs related to the operation on the system)!
Com aumento contínuo da frota, cenário econômico favorável e o avanço do turismo, a atenção nas questões associadas à mobilidade urbana está em pauta. Pensando nisso, a CPFL Serviços deverá concluir ainda neste ano a instalação de novos módulos semafóricos em uma cidade do litoral de São Paulo. O projeto foi viabilizado no âmbito do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O projeto de eficiência energética no sistema semafórico da cidade contou com uma parceria com a prefeitura do município em questão. A abrangência do projeto estende-se a 8.818 módulos, que funcionavam com lâmpadas incandescentes de 100 W.O objetivo principal desse tipo de projeto é a redução de consumo de energia, diminuindo assim os custos de operação do sistema. Mas outros benefícios diretos são obtidos, principalmente na manutenção do sistema e consequente melhoria na mobilidade dos usuários.
Manutenções
Um semáforo veicular opera durante todas as horas do ano, sendo assim, sempre um de seus módulos estará aceso. Se considerarmos que 45% do tempo ele está com a lâmpada na posição vermelha acesa, outros 45% na verde e os 10% restante na posição amarelo em horas de operação/ano temos: 3.942 h/ano com vermelho aceso, 3.942 h/ano com verde aceso e 876 h/ano com amarelo aceso.
No caso dos grupos focais de pedestres e de ciclistas, eles se alternam nas posições vermelha/verde durante o ano todo totalizando 4.380 h/ano em cada cor. Esta organização do tempo é apenas de caráter gerencial para projeção de consumo de energia e de manutenção, na prática, cada grupo focal pertence a um circuito que uma controladora semafórica gerencia os tempos individuais de maneira customizada por cruzamentos.
No caso desta cidade, a Tabela 1, a seguir, sintetiza por tipo de grupo focal a quantidade por tipo de módulo versus horas de operação:
Se for considerado de maneira conservadora que uma lâmpada incandescente de filamento reforçado tenha um ciclo de vida de 2.500 h para esse tipo de operação, se dividirmos o tempo de operação pelo ciclo de vida, temos um índice de trocas ao ano por tipo de módulo.

Fonte: Setor Elétrico (2014).

Nenhum comentário :

Postar um comentário