segunda-feira, 28 de julho de 2014

Com apenas uma função, aplicativo Yo vira hit e empolga mercado (New Yo APP: its show just one function, turns a Hit and excites the market)


App foi criado em duas horas e não faz nada além de mandar um alerta em forma de ‘Yo’, mesmo assim, é visto por especialistas como o futuro da comunicação móvel; no total, empresa israelense responsável recebeu US$ 1,5 milhão em investimentos 
IMAGEM: Reprodução



Não é de hoje que a simplicidade é uma espécie de mantra no mercado de tecnologia. Mas talvez nem os mais fervorosos seguidores de Steve Jobs pudessem prever o sucesso do Yo, aplicativo que se tornou hit nos EUA ao levar a simplicidade ao extremo e ter como função o envio de uma única palavra: Yo.

Há três meses no ar, o Yo (gíria em inglês que significa “oi”) viralizou. Chegou ao topo da Apple App Store, alcançou 2,2 milhões de usuários pelo mundo – 1% deles no Brasil – e recebeu US$ 1,5 milhão de investidores renomados, incluindo Pete Cashmore, do site Mashable, dois executivos da chinesa Tencent, dona do app de mensagens WeChat, e o fundo Betaworks (cujo portfólio inclui o BuzzFeed e o Airbnb). O valor de mercado da empresa é estimado em US$ 10 milhões.

Para alguns, o Yo é apenas um modismo. Para outros é o maior exemplo de como vamos nos comunicar no futuro.

Os críticos classificam o app com palavras como “estúpido” e “enjoativo”, dizem que o investimento recebido mostra a existência de uma nova bolha na tecnologia e que o Yo será o novo Flappy Bird – jogo que viralizou em um mês, chegou a faturar US$ 50 mil com publicidade por dia e foi retirado do ar por seu criador vietnamita por atrapalhar sua “vida simples”.

“É difícil dizer se há uma bolha. O que é certo é que uma pessoa normal vai questionar por que um app social vale tanto ou por que investidores preferem colocar dinheiro nele do que em algo que traga benefícios tangíveis para a sociedade”, diz o consultor de tecnologia do governo britânico e editor da revista The Next Silicon Valley, Nitin Dahad, que falou ao Estado por e-mail.

“Mais relevante que o valor do investimento é a ‘valuation’ (valor de mercado) que a empresa obteve num estágio tão inicial. Mas não acredito que seja um sinal de bolha, pois eles terão de provar com números os seus resultados”, diz o investidor Cássio Spina, da Anjos do Brasil.


CLIQUE AQUI para ver o caminho de uma STARTUp como a YO, buscando investimento!
Fonte: Estadão (28/07/14).

Nenhum comentário :

Postar um comentário