segunda-feira, 16 de junho de 2014

“Dados de redes sociais podem ser alternativa a estudos”

Uma pesquisa de origem brasileira ganhou repercussão fora do país recentemente. Desenvolvido nos últimos três anos por um grupo de quatro pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, junto de mais um da Inglaterra, o estudo “You Are What You Eat” usou o Foursquare praticamente como uma solução de big data. A grande quantidade de informações fornecida pelos usuários da rede social ajudou a definir hábitos culturais de diferentes cidades, e os resultados se saíram bem quando comparados até aos de pesquisas mais tradicionais, como a World Values Survey.
Mas a análise usando o Foursquare é apenas parte de toda uma tese de doutorado, como contou aINFO o pesquisador Thiago Silva, 31, um dos responsáveis pelo projeto. Segundo ele, além de hábitos alimentares, o grande volume de dados ainda revela pontos de interesse, rotinas e outras informações diversas nas cidades e fora delas – e pode sair de diferentes redes sociais.
“É uma pesquisa em andamento, e já existem várias outras frentes para novas dissertações e trabalhos de graduação”, disse o doutorando, destacando a repercussão da tese dentro (e até fora) da UFMG. Para entender melhor o objetivo de Silva e do grupo com o trabalho, confira na íntegra, a seguir, a entrevista concedida por ele a INFO.
Fonte: , diz pesquisador brasileiro Gustavo Gusmão, de INFO Online

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