sábado, 14 de junho de 2014

Instituição de pesquisa espanhola inova e cria bateria em papel

PROY_papel
O Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), instituição de pesquisa da Espanha, desenvolveu pilhas compostas por combustível micro fluídicas incorporadas em papel biodegradável. O invento permite o uso em tiras usadas para diagnósticos, como por exemplo os testes de glucose ou de gravidez.
Estes dispositivos de diagnóstico muitas vezes necessitam de um leitor com bateria para calcular e informar o resultado. Com a invenção, os pesquisadores incorporaram à tira de papel, elementos capazes de acionar a mostra líquida gerando a eletricidade necessária para ativar o medidor.
De acordo com o CSIC, a invenção poderá ser aplicada também em outros setores como meio ambiente, veterinária e agricultura, campos que igualmente utilizam as tiras como instrumentos de medição.
A instituição informou também que continuará com as pesquisas, tentando integrar as pilhas de combustível com a tecnologia eletrônica orgânica em que todos os componentes necessários como são os sensores e o painel possam fabricar-se no mesmo processo.
Foto: CSIC

Nenhum comentário :

Postar um comentário