quarta-feira, 18 de junho de 2014

QUANDO AS 4 LENTES DE INOVAÇÃO ENCONTRAM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Parte 1

Tudo começou com um desafio do presidente da empresa para quem fazíamos planejamento estratégico naquele momento: “quero um processo de planejamento que seja inovador! Não me venha com Porters , SWOTs, ou coisas do tipo. Se queremos uma estratégia realmente inovadora, precisamos de um processo que assim o seja!!”
E de lá saímos eu e meu colega Germán com um daqueles desafios que fazem valer a vida de consultor.
Temperos adicionais do desafio: o processo deveria envolver uma quantidade significativa de pessoas, de pelo menos 6 países distintos, o workshop final seria em um hotel delicioso em Juquehy.
Fomos ao nosso laboratório de ideias, pensamos, pensamos, e chegamos a conclusão que o que melhor teríamos para nos apoiar nesse “Planejamento Inovatégico” seria uma ferramenta que quanto mais usamos, mais descobrimos seu potencial: AS QUATRO LENTES DA INOVAÇÃO.
Essa ferramenta, criada originalmente por Gibson e Skarzynski em seu livro Inovação Prioridade n. 1, o meu livro de cabeceira de inovação, consiste em quatro gatilhos que se bem disparados podem nos ajudar a gerar várias boas ideias de inovação. As lentes são as seguintes: Desafiar as Ortodoxias, Acompanhar as tendências, atuar nas Necessidades Desarticuladas dos clientes . Para cada uma das lentes existem boas perguntas:

O processo proposto foi que em cada país as equipes deveriam preparar a reflexão sobre as lentes: identificando as tendências, as ortodoxias, as necessidades desarticuladas e refletindo sobre as competências essenciais e também já gerarem ideias para inovações na empresa.
Mas uma grande questão ainda ficava, como sair das ideias e partir para a estratégia?
(Continua)
Fonte: Inovação e Estratégia (Junho/2014).

Nenhum comentário :

Postar um comentário