segunda-feira, 2 de junho de 2014

MOBILIDADE URBANA: Soluções Criativas - exemplo do Japão


Tadeu Artur de Melo Júnior - 02/06/14

Existem boas e criativas soluções alternativas para o trânsito caótico nos grandes centros urbanos. 
A bicicleta é um dos meios de transporte mais antigos (protótipo chinês conhecido datando de c. 2500 a.C.) e o mais utilizado no mundo atualmente. 

Na Europa e em países asiáticos, destacando-se China e Japão, o uso de bicicletas na mobilidade urbana está amplamente disseminado. Mas, recentemente, o sistema de aluguéis das "magrelas" ganhou nova roupagem: modelos de bicicletas elétricos que possuem baterias carregadas por energia solar.

Japão com aluguer de motos eléctricas-1

Na cidade japonesa de Tajimi, é possível conseguir uma YAMAHA EC 03, com baterias de lítio e que pode percorrer até 50 km com uma única carga, alcançando a velocidade de 45 km/h! O modelo possui uma bateria extra, para permitir maior autonomia.
Mas, uma das soluções mais inovadoras e interessantes que vi recentemente, foi a do uso de um parque subterrâneo de suporte para bicicletas no Japão. Isso resolve dois grandes problemas: (a) o crescente impacto de bikes estacionadas na paisagem das ruas; e (b) a segurança contra furtos.
Infelizmente, o furto de bicicletas vem crescendo no mundo inteiro. Conversando com colegas na Inglaterra, fui surpreendido com ocorrências dentro de campus de universidades famosas, como por exemplo, Oxford. 
No Japão, embora ocorram em taxas baixas, os furtos de bicicletas e acessórios estão aumentando. A solução proposta? Uma identificação da bike por chip, que permite a elevação de uma torre subterrânea com suportes para bicicletas, que a guarda em segurança abaixo do solo... Um verdadeiro parque subterrâneo para estacionar as magrelas! 
Não acreditou? Então acesse o LINK e confira essa obra tecnológica e inovadora!

Nenhum comentário :

Postar um comentário