quinta-feira, 19 de junho de 2014

QUANDO AS 4 LENTES DE INOVAÇÃO ENCONTRAM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Parte 2

Tudo começou a ficar mais claro quando começamos a construir o Workshop final, aquele um que seria em uma praia deliciosa. Talvez aqui esteja a principal reflexão sobre tudo isso: no fundo, em um processo de planejamento estratégico, o desafio é tocar “Aquelas” questões chave que a organização precisa tratar, onde em boa parte das vezes, as ferramentas são apenas um caminho para chegar lá.
Partindo das ideias geradas nos países, mais todos os insumos gerados com lentes, os participantes do workshop, a alta liderança da organização, tinha ao término do primeiro dia do workshop, uma série de boas oportunidades para o negócio.
Os desafios então foram agrupar as ideias em temas maiores, que começavam a dar indícios de Temas Estratégicos, e ao mesmo tempo definir o que iríamos executar, testar, refletir um pouco e, finalmente, descartar, como ilustra a figura abaixo:
Feitas as escolhas, o que ocorreu surpreendentemente rápido, chegamos a nossa conhecida trilha estratégica, criada originalmente pelo nosso GURU Saulão, ou seja, chegamos a 7 temas estratégicos, frutos do agrupamento de ideias consideradas de implementação imediata, além de ideias para reflexão e experimentação.
Trilha
Infelizmente, por questões de confidencialidade, não podemos compartilhar aqui as ideias, mas cada tema hoje é um projeto estratégico, com Líder e equipe de implementação.
O que não fizemos e que acho que poderíamos trabalhar no futuro?
Que tal pensar as quatro lentes como um bom substituto para a  análise SWOT!
Fonte: Inovação e Estratégia (Junho/2014).

Nenhum comentário :

Postar um comentário