quinta-feira, 24 de abril de 2014

Astronautas Querem Criar Perímetro De Defesa Ao Redor Do Planeta Contra Asteroides


Projeto da fundação B612 quer evitar que impactos causados por asteróides causem grandes impactos

O astronauta Edward T Lu acredita que um asteroide pode colidir com a Terra e erradicar a vida humana. Tanta preocupação fez com que sua fundação sem fins lucrativos terraB612 planejasse criar um “perímetro de defesa” ao redor do planeta. 
A ideia é ficar de olho nas rochas gigantes que estiverem na rota da Terra, o que pode parecer ter saído de um filme de ficção científica, mas já existem pessoas importantes bancando o projeto de Lu.
O primeiro passo para o plano de Lu é completar um telescópio espacial chamado de Sentinel (Sentinela, em tradução livre). Equipado para varrer o espaço procurando por possíveis ameaças, o equipamento tem lançamento agendado para 2018.
Na lista de doadores para a fundação de Edward Lu, estão pessoas como Peter Norvig, do Google, e o CEO da rede social Reddit, Yishan Wong.
O astronauta passou seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Em entrevista para a Wired, Lu afirma que pôde verificar a quantidade grande de crateras que existem na Lua, no tempo em que esteve na ISS.
Na entrevista, o astronauta afirma que os humanos já estão “tomando tempo emprestado”.
— A Terra tem crateras também – você não as vê porque elas estão debaixo dos oceanos. Qualquer pessoa que sabe alguma coisa sobre o espaço entende que isso é algo que precisamos resolver. Nada mais importa se nós formos dizimados
O astronauta faz questão de afirmar que os asteorides são tão poderosos quanto uma bomba atômica.
— Desde 2000, nós já tivemos oito impactos de tamanhos semelhantes a Hiroshima [se referindo ao impacto gerado pela bomba atômica] ou maiores, e o fato de asteroides atingirem a Terra de forma aleatória significa que nós já estamos “fazendo hora extra”. Você não sabe quando o próximo impacto vai acontecer.
A agência espacial norte-americana Nasa já encontrou mais de 10 mil asteroides com ajuda de seus telescópios. Uma média de 50 asteroides encontrados a cada dois anos. Entretanto, o telescópio Sentinel deve identificar 200 mil asteroides apenas em seu primeiro ano no espaço. De acordo com estimativas do astronauta, há milhões de asteroides com a capacidade de destruir uma grande cidade no espaço.
A ideia de Lu é clara: “proteger a Terra, não fazer estudos científicos nos asteroides”. O astronauta ainda afirma que, enquanto a grande maiorias dos asteroides não causaria dano se caísse em lugares não povoados, não é toda a Terra que está despovoada.
O Sentinel deve escanear o espaço com raios infravermelhos várias vezes por dia. Desta forma, será possível capturar as imagens dos asteroides, que não refletem muito a luz, segundo Lu.
Analisando as diversas imagens captadas, o telescópio poderá medir a velocidade dos asteroides e também calcular suas trajetórias.
Fonte: R7 (Abril/2014).

Nenhum comentário :

Postar um comentário