quarta-feira, 30 de abril de 2014


Desde 2006, quando publicou o artigo “Strategy & Society: The Link Between Competitive Advantage and Corporate Social Responsibility”, Michael Porter já mostrava a sua preocupação em aliar a busca pela vantagem competitiva nas empresas com o desenvolvimento social do planeta.
Frequentemente, estas duas dimensões – o lucro das empresas e a solução dos problemas sociais – são vistas como polos opostos, dificilmente conciliáveis. Nesta lógica, a medida em que as empresas buscam maximizar seus próprios interesses, não só não contribuem para a redução dos dramas sociais como tendem a acentuá-los.
Entretanto, o argumento que Porter vem refinando nos últimos anos é de que só conseguiremos lidar de verdade com os desafios sociais em escala global se identificarmos as formas de fazermos isto por meio das empresas.
Afinal, o ponto de partida para que qualquer empresa exista é a identificação de um problema a ser resolvido, não é mesmo? Então, por que não desenvolver modelos de negócios inovadores que transformem a solução dos grandes problemas da humanidade em negócios lucrativos?
Essa é a provocação que nos faz Porter no vídeo abaixo… (em espanhol) vale a pena ver!


Fonte: Pedro Zannini (2014).

Nenhum comentário :

Postar um comentário