quinta-feira, 1 de maio de 2014

Custo de produção de abacaxi é reduzido com tecnologia em Frutal

 Para aumentar a produção e qualidade do abacaxi, produtores de Frutal, no Triângulo Mineiro, estão investindo na tecnologia do mulching, ou seja, um plástico que encobre a terra preparada para receber as mudas da fruta. O método reduz o custo do cultivo em 20% e diminui em 70% a aplicação de agrotóxicos nas lavouras, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
A princípio, o investimento inicial na tecnologia é de R$ 2,5 mil por hectare. Apesar de alto, o percentual de perda cai de 30% no método convencional para no máximo 5% com a técnica, conforme dados da Emater-MG. De acordo com o engenheiro agrônomo do órgão, Joel Couto Ferreira, o lucro médio com a tecnologia é de 20% e a fruta se desenvolve mais rápido.
O plástico usado no procedimento gera umidade e calor, mas faz com que haja falta de oxigênio.Essa falta dificulta a proliferação de pragas. Três meses antes do prazo previsto já é possível encontrar os pés carregados de abacaxi, prontos para ganhar o mercado.
O produtor rural Cássio Oliveira aprovou a nova tecnologia e contou que esta é a terceira safra que utiliza a técnica para plantação do abacaxi. Segundo ele, entre as vantagens está o maior aproveitamento da água da chuva. De acordo com ele, também há redução de 60% na necessidade de irrigação.
Máquina aplica plástico no solo (Foto: Reprodução/TV Integração)Máquina aplica plástico no solo
(Foto: Reprodução/TV Integração)
As vantagens fizeram com que o produtor aumentasse a plantação.No ano passado, ele cultivou um milhão de pés de abacaxi, agora são 2,6 milhões.
O secretário de Agricultura, Rodolfo Pedro Vitor, afirmou que a ampliação da área plantada aconteceu em todo o município de Frutal e isso ocorreu devido ao auxílio das tecnologias.

Fonte: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/minas-gerais/26042014-130584-custo-de-producao-de-abacaxi-e-reduzido-com-tecnologia-em-frutal

Nenhum comentário :

Postar um comentário