quinta-feira, 22 de maio de 2014

ANPEI

Nanotecnologia terá laboratório para controle de qualidade em PE
Notícias - Publicado em 22/05/2014
A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco assinou um convênio que possibilitará a instalação do Núcleo de Controle da Qualidade para Produtos de Nanotecnologia (NanoQuali), que será o primeiro laboratório do País focado na definição de padrões, regulação e certificado de produtos nanoengenheirados.
  


O acordo de cooperação foi firmado pela Sectec, Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) e Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e o Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS Fiocruz).


A cerimônia foi aberta pelo secretário de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, que enfatizou a "importância do núcleo de controle de uma tecnologia largamente utilizada na indústria farmacêutica no momento em que Pernambuco está prestes a dar mais um passo para consolidar seu parque tecnológico de fármacos e bioderivados".


Representando o Itep, o diretor-técnico do instituto, Geraldo Eugênio, acredita que o Nanoquali irá interferir positivamente no trabalho de milhares de jovens cientistas que atuam em laboratório de produção de nanotecnologia. Em sua saudação, o carioca Eduardo Leal, representante do INCQS/FioCruz, defendeu que "a inovação não pode deixar de fazer parte da pauta política".


Quando estiver em pleno funcionamento no prédio do Itep, o NanoQuali irá atender às necessidades locais e nacionais referentes à utilização de nanomateriais, à medida em que as órgãos reguladores tais como ANVISA e INMETRO vêm discutindo normas para a regulação de tais materiais. O inédito Núcleo terá competência para definir padrões e realizar a regulação dos padrões dos produtos de nanotecnologia (nanoengenheirados, na nomenclatura técnica).


Os nanomateriais são partículas minúsculas, invisíveis ao olho humano e que estão presentes em diversas áreas, como indústrias alimentícias, cosméticas,farmacêuticas,agroquímicos, metal-mecânica e biotecnologia. Alguns nanomateriais são naturais, outros são produtos derivados de atividades humanas ou são fabricados para fins específicos.
(Fonte original: Jornal da Ciência e Secretaria de C&T de PE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário