segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Vale da Eletrônica - Santa Rita do Sapucaí 
Tadeu Melo Júnior (05/05/14)




Situada no sul de Minas Gerais, próxima a Pouso Alegre, a cidade de Santa Rita do Sapucaí possui diversos empreendimentos e escolas de desenvolvimento na área tecnológica que permanecem desconhecidas para a maior parte da população brasileira.

Embora atualmente tenha economia diversificada, inicialmente se desenvolveu através das atividades agropecuárias, principalmente com café e criação de gado leiteiro, além do plantio de milho e arroz.

Entretanto, o grande desenvolvimento do município em termos tecnológicos, que atraiu ao longo do tempo mais de 120 indústrias para a região, foi devido à instalação e consolidação de um pólo educacional, baseado nas áreas de eletrônica, telecomunicações e informática.

Escola Técnica de Eletrônica (ETE) "Francisco Moreira da Costa" foi fundada em 1959, pela Sra. Luzia Rennó Moreira, filha de um importante político da região. A visão educacional e forma de aprendizagem prática aplicadas nessa instituição soam como extremamente ousadas e modernas para aquela época. Atualmente possui cerca de 20 salas, 13 laboratórios funcionais e biblioteca com aproximadamente 8000 títulos e periódicos.



Além da ETE, destacam-se o Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações e a FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação. Periodicamente, ocorrem 4 importantes eventos: Feira de Projetos da ETE "FMC", a Feira Tecnológica do Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações, Feira de Tecnologia da FAI, e com grande destaque, a Feira Industrial do Vale da Eletrônica, organizada pelo SINDVEL (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e similares do Vale da Eletrônica). 

O vídeo abaixo apresenta maiores informações sobre o "Vale da Eletrônica" brasileiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário