quinta-feira, 8 de maio de 2014

O vaso sanitário e sua contribuição energética

Fonte:  http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/descarga-de-vaso-sanitario-pode-virar-fonte-de?tag=ciencia-e-tecnologia#ixzz318tie1iA

Descarga de vaso sanitário pode virar fonte de energia

vaso-sanitario-ecod.jpg
O mundo precisa de tecnologias que gerem energia renovável de maneira simples e acessível. Nesse sentido, pesquisadores da Coreia do Sul criaram um novo modo de extrair energia do movimento da água, o que inclui gotas de chuva ou a descarga do vaso sanitário, que se transformam em fonte energética limpa.
Youn Sang Kim e colegas da Universidade Nacional de Seul e do Instituto de Tecnologia Eletrônica da Coreia adaptaram um transformador que converte a energia mecânica do movimento da água em energia elétrica.
Quando materiais dielétricos são introduzidos na água, uma dupla camada elétrica se forma em seu torno de seu exterior. As variações entre a água e a camada induzem cargas elétricas em um eletrodo.
vaso-energia-ecod.jpg
“Esperamos que nosso trabalho posso ser aplicado no cotidiano”, diz Sam. Esta é uma possibilidade realista, uma vez que os eletrodos, feitos de polímeros, são flexíveis e transparentes, e poderiam cobrir janelas, telhados e mesmo vasos sanitários para a geração de energia.
“Os pesquisadores se aproveitaram da eletrificação de contato entre um polímero e gotas de água em movimento para criar um coletor de energia simples”, ressalta Andreas Manzel, que desenvolve nanodispositivos de semicondutividade na Universidad de Freiburg, na Alemanha. “Existe muita água em movimento em nosso ambiente, onde estes tipos de geradores podem encontrar aplicações."
O vídeo abaixa comprova que a experiência pode dar certo:
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário