domingo, 4 de maio de 2014

PROGRAMA PLANTE ÁRVORE

http://www.plantearvore.com.br/pt/o-projeto.html
Escrito por Silvia Serra   
O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do IBF – Instituto Brasileiro de Florestas com o propósito de neutralizar emissões de CO2 de pessoas  físicas e jurídicas, voluntariamente, através do plantio de árvores nativas.

O programa consiste no cadastro de proprietários rurais que tenham em suas propriedades áreas a serem reflorestadas ou destinadas à mata ciliar que devem ser refeitas, o IBF coloca estas áreas a disposição de empresas ou de pessoas físicas que precisam ou queiram neutralizar o CO2, através de mudas de árvores nativas.  Os interessados escolhem a área a ser plantada e estas mudas serão destinadas ao proprietário e o mesmo fará o plantio.

A empresa ou pessoa que adere ao programa de neutralização de CO2 investe no plantio das árvores nativas, executado pela Equipe Plante Árvore que se encarrega da coleta das sementes, cultivo das mudas, escolha e preparo do terreno, plantio, manutenção do plantio durante dois anos e monitoramento por cinco anos.

O processo inicia-se com a identificação das espécies que povoarão a nova floresta, depois são coletadas e processadas as sementes para a produção das mudas em tubetes retornáveis. Do outro lado, a coordenação de recuperação faz o plano de recuperação da área, onde são planejados os tratos necessários a garantir o desenvolvimento das árvores no campo.

Visão do Programa

O Programa Plante Árvore planeja recuperar 01 milhão de hectares de áreas de preservação permanente (APP´s), reservas legais (RL’s) e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos. Serão plantadas 200 milhões de espécies florestais nativas, em uma área equivalente a 01 milhão de campos de futebol, atualmente ocupadas por pastos sub-utilizados. Estes locais compreendem margens de rios, lagos e represas de propriedades particulares, a recuperação tem finalidade conservacionista. Estes espaços qualificados para a atividade do programa proposto não são contínuas.

 A visão da equipe de trabalho do IBF durante os 02 anos de desenvolvimento do Programa Plante Árvore foi de apresentar aos parceiros e comunidade a importância que a recuperação de florestas associada à prestação de Serviços Ambientais pelos proprietários rurais representa para o desenvolvimento econômico sustentável. Esta associação virtuosa (recuperação florestal + serviços ambientais) tem sido o conceito básico que impulsiona todas as atividades desenvolvidas pelo Programa.

A inovação do Programa está na união de prestadores de serviços ambientais (proprietários rurais) com os financiadores através de ferramentas de comunicação positiva. 
  •  Recuperar trechos degradados da Mata Atlântica através do plantio de espécies florestais nativas em APP’s, RL’s e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos;
  •  Acentuar a biodiversidade das áreas ciliares degradadas que margeiam as propriedades e contribuir para a criação de conectividade ecológica ao longo dos rios;
  •  Melhorar a capacidade hídrica dos rios e nascentes e controlar a erosão do solo e da água
  •  Criar oportunidades de emprego e recreativas para os residentes locais nas proximidades das áreas beneficiadas (Projeto Sementes do Trabalho e Projeto Viveiro Familiar)

Nenhum comentário :

Postar um comentário