segunda-feira, 26 de maio de 2014

Onde descartar pilhas portáteis?


Se a criação da energia elétrica representou uma revolução que possibilitou uma série de avanços para a vida em sociedade, a pilha trouxe a energia elétrica portátil. Essa pequena fonte de energia não representou mudanças tão grandiosas, mas permitiu algumas facilidades ao dia a dia, como ouvir o outrora tão popular radinho de pilha, que acabou evoluindo para aparelhos eletrônicos que são recarregam de outra forma. 
Mas, o lado ruim é que a pilha contém uma série de substâncias químicas em seu interior que, se descartadas de forma irresponsável, podem prejudicar o meio ambiente em diversos aspectos, sem contar os danos à saúde humana. Então, o que fazer com as pilhas portáteis usadas?
Existem diversos processos de reciclagem pelo mundo. A reciclagem depende muito da composição de cada pilha. No Brasil, o processo de reciclagem é, basicamente, feito pela separação dos metais de revestimento externo, que são mandados parar recicladores especializados; depois, os metais internos podem ser recuperados por pontos de fusão, condensação, precipitação ou eletrólise.
Os principais produtos resultantes, segundo um estudo, são:
-Cádmio metálico com pureza acima de 99,95%: vendido para fabricantes de baterias;

-Óxidos metálicos: fabricação de fogos de artifício, pisos cerâmicos, tintas e vidros;
-Cloreto de cobalto;
-Chumbo refinado e suas ligas;
-Níquel e ferro: fabricação de aço inoxidável.

Onde descartar?
A reciclagem da pilha é mais do que necessária. Descartando-a incorretamente, pode haver contaminação do solo e até do lençol freático (que geram grandes impactos na fauna e na flora), sem contar os problemas à saúde.
Mas, fique tranquilo porque não se trata de uma tarefa difícil. Para descartar corretamente suas pilhas portáteis, existem diversos coletores em postos de vendas, fábricas, universidades, escolas, bancos, empresas, etc. 
Dê uma olhadinha no link abaixo para encontrar o local mais próximo de você.
 Clique aqui para visitar página de Postos de Reciclagem e encontre o melhor destino possível para esse e outros itens. 
Fonte: E-cycle (Maio/2014).

Nenhum comentário :

Postar um comentário