sexta-feira, 23 de maio de 2014

Parem de lavar seus jeans, diz CEO da Levi's (ele já parou)

Chip Bergh conta que seu par de jeans favorito, comprado há um ano, ainda não viu a máquina de lavar. Por quê? Para conservar o tecido e poupar água


Calças femininas da Levi's

Raul Junior

Não, você não leu errado. Chip Bergh, CEO da Levi´s, chocou os maníacos por higiene ao dizer que o seu par de jeans favorito, que ele usa há mais de um ano, "ainda não tinha visto uma máquina de lavar". A declaração foi feita durante evento de sustentabilidade da revista Fortune, nesta semana.

Questionado sobre a frequência com que se deve lavar os jeans, ele foi direto: “Se você conversar com especialistas em tecido, eles vão te dizer para nunca lavá-los”, disse.

“Sei que isso soa nojento, mas acredite, é possível. Você pode passar um pano úmido e colocar pra secar, e funciona. Nunca tive problema de pele, nem nada parecido”, explicou, diante da plateia surpresa.

A recusa em lavar a peça de roupa - ou pelo menos, de reduzir a fequência de lavagem - tem virtudes, segundo Bergh. Além de conservar o tecido do jeans, ajuda a preservar os recursos do planeta, no caso, a água.

Em 2008, ao avaliar o ciclo de vida do seu princpal produto, a empresa descobriu que metade do consumo de água ocorre na fabricação do jeans, enquanto a outra metade ocorre na casa do consumidor, por conta de sucessivas lavagens em máquina de lavar.

Slow-fashion e a calça centenária


Em se tratando de uma das maiores empresas de vestuário do mundo e líder mundial em jeans, a declaração do CEO não é gratuita. Há tempos, a Levi´s busca estar à frente no quesito sustentabilidade.

Através de sua coleção "Water Less", conseguiu reduzir 28%, em média, o consumo de água na fabricação do jeans tradicional. Em novos produtos, a economia chega a 96%.

A empresa se orgulha de remar contra a maré da chamada fast-fashion (moda rápida).
“No fast-fashion, onde se encontram empresas como H&M, você compra a roupa e usa três, quatro vezes e logo se desfaz dela. Acho que nós, da Levis Strauss, somos o melhor exemplo de slow-fashion”, comparou o CEO.

Prova disso é o modelo 501, a primeira calça jeans lançada pela Levi´s, que completou 141 anos este ano, e continua sempre atual.

Para a empresa, durabilidade é, em essência, sustentabilidade.


Fonte: EXAME (23/05/2014).

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