quarta-feira, 28 de maio de 2014

Robô carioca vence categoria dominada há 20 anos pelos americanos

  • Touro Maximus, da RioBotz (PUC-Rio), foi o favorito também no “Best in Show”, da Stem Tech Olympiad 2014. A equipe ganhou outras duas medalhas


Campeões da robótica: grupo da RioBotz, da PUC-Rio, comemora medalha inédita na Stem Tech Olympiad 2014, dos Estados Unidos
Foto: Divulgação / CTC - PUC Rio
Campeões da robótica: grupo da RioBotz, da PUC-Rio, comemora medalha inédita na Stem Tech Olympiad 2014, dos Estados UnidosDIVULGAÇÃO / CTC - PUC RIO

Eles são usados em cirurgias, em viagens ao espaço, em testes de habilidades específicas e em tarefas mais simples como faxinar uma casa. Funcionando como extensão do homem ou, muitas vezes, como substituto do seu próprio trabalho, os robôs exercem fascínio na sociedade e, para a RioBotz da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), considerada uma das melhores equipes de robótica do mundo, eles são sinônimo de orgulho. Em uma disputa acirrada, sua criação Touro Maximus venceu o americano Polar Vortex, ganhando medalha de ouro na heavyweight, principal categoria da Stem Tech Olympiad 2014, realizada nos EUA no início de maio, e, há 20 anos dominada por eles desde o primeiro campeonato. Ele também foi o favorito na categoria “Best in Show”, uma avaliação de performance.



O título é inédito para a equipe carioca, formada por 25 alunos das engenharias de Controle e Automação, Mecânica e Elétrica sob orientação de Marco Antonio Meggiolaro, coordenador da RioBotz e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio). No final da penúltima luta, o robô pegou fogo; parecia perda total. Nossa equipe conseguiu reconstruir as peças em uma noite para a luta seguinte, que foi decisiva — declara Meggiolaro sobre Touro Maximus, comparado, pela equipe, com o lutador Mike Tyson por seu nocaute certeiro em poucos segundos.

Outras duas medalhas foram conquistadas no evento: na categoria fairyweight, o robô Pocket, de 150g, ficou com a prata; na middleweight, o robô Touro, de 54kg, um dos favoritos com ouro na RoboGames 2013, ficou com o bronze na StemTech.

Com seleção anual para novas turmas, a RioBotz, formada em 2003, tem foco na construção de robôs de combate, mas as técnicas desenvolvidas na aula permitem uma gama de possibilidades no mercado de novas tecnologias.
— Há uma carência de engenheiros em diversas áreas nos últimos anos. Esse projeto forma alunos com conhecimentos técnicos específicos. Ao participar de competições como esta, eles lidam com casos extremos e se preparam para a indústria — diz Meggiolaro. — Mas o espírito competitivo é aliado ao senso de cooperação.

FONTE: O GLOBO (28/05/14)

Nenhum comentário :

Postar um comentário